CBMC BRASIL
Construindo Casas Financeiras

Por Austin Pryor

Neste começo de 2014 a devastação no mercado de ações causada pela tempestade financeira de 2008 terá desaparecido de nossas memórias. Desde a queda do mercado até o final de novembro, as ações no mercado estadunidense subiram mais de 175%. O lucro foi de 30% somente nos primeiros 11 meses de 2013. Em tempos bons é fácil esquecer a importância de nos prepararmos para tempestades ocasionais.

Durante o furacão Rita, em 2005, Warren e Pan Adams perderam sua casa de praia na Costa do Golfo em Gilchrist, no Texas. Como amavam a praia, decidiram reconstruir. Preocupados com a dolorosa lição aprendida, construíram com alicerce mais resistente a tempestades, com colunas de suporte da estrutura muito mais fortes e altas. A casa foi construída num padrão para resistir a furacão categoria 5 e o piso inferior ficou a quase quatro metros acima do nível do mar.

Três anos mais tarde o furacão Ike rugiu passando pela pequena comunidade litorânea. Quando a tormenta cessou, tinham levado o posto do Corpo de Bombeiros, o Correio e a maioria das 200 casas de Gilchrist. A nova casa dos Adams, porém, permanecia de pé. Os cépticos perguntaram: “Como pôde esta única casa permanecer, quando nenhuma outra do lado da cidade que dava para a Costa do Golfo resistiu?” Ela sobreviveu porque fora planejada para resistir à força do furacão e às vagas causadas por tempestades.

Deveríamos prestar atenção a esta lição ao considerarmos nosso futuro financeiro. Não sabemos que tempestades virão nem quando, mas elas eventualmente ocorrem. Se formos sábios, construiremos nossas casas financeirassobre alicerces fortes, para que estejam de pé quando o pior tiver passado.

Jesus nos ensinou como construir uma vida: “Portanto, quem ouve estas Minhas palavras e as pratica é como o homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas Minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda” (Mateus 7.24-27).

Ele falou, em termos gerais, sobre como seguir Seus ensinamentos na vida diária. Isto inclui mordomia – a forma como administramos nossos recursos financeiros. Quantascasas financeiras não têm caído “com grande queda”, por terem sido construídas na areia do pensamento humano? Durante anos tenho dito que o erro número um que muitas pessoas cometem é ignorar os alicerces dos princípios bíblicos quando administram seu dinheiro, preferindo conselhos seculares. Já que um novo ano apenas começou, gostaria de encorajo você a:

Lembrar-se de quaisquer dificuldades que possa ter tido ao navegar na tempestade de 2008 e a estar mais bem preparado para a próxima.

Rever a força de seu alicerce financeiro. Dê atenção especial ao seu plano de se manter livre de dívidas, formar um fundo para emergências e alinhar seus riscos nos investimentos de forma a melhor refletir seu temperamento e estágio de vida.

Renovar seu compromisso de seguir os princípios protetores de Deus em todas as áreas de sua vida financeira.

Eu não estou profetizando que vamos enfrentar novo furacão financeiro em 2014. Mas quem pode saber? Se uma tormenta vier, sua casa financeira deve ser “construída sobre a rocha” para que não entre em colapso.

Próxima semana tem mais!


Texto de Austin Prior, editor e diretor da revista mensal “Sound Mind Investing”, especializada na diversificação de investimentos segundo princípios bíblicos. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes(fortes@cbmc.org.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC – Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 – DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL – E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo “REMOVER” no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

  1. 1.    Você tem sido pessoalmente ou empresarialmente afetado pelas intempestivas quedas na economia? Qual foi o impacto?
  2. 2.    Qual sua opinião sobre a comparação entre aconstrução de uma casa para resistir a uma tempestade severa e a construção de uma casa financeira para sobreviver a um desastre econômico?
  3. 3.    Você já pensou em adotar medidas para assegurar seu futuro financeiro contra furacões, tufões ou terremotos econômicos inesperados?
  4. 4.    O autor sugere seguir princípios bíblicos de administração financeira. Que pensa a respeito e que princípios lhe vêm à mente?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 13.11; 15.16; 16.3; 20.24; 22.7; 27.1; Mateus 6.19-24; 33-34.

Construindo Casas Financeiras


Receba o Maná da Segunda em português. Para outros idiomas, vá ao Menu e clique em Arquivos dos Manás em Idiomas