CBMC BRASIL
Lidando Com a Vida Com Realismo

Por Jim Mathis

A vida é difícil. Isto é um fato básico e quanto mais cedo aceitarmos e apreciarmos esta realidade, melhor. Assim seremos mais felizes. Deixe-me explicar.

Se sabemos que a vida é dura, que é inevitável enfrentar diversos tipos de provações e situações difíceis, podemos começar a encarar a vida como uma série de problemas a serem solucionados. Podemos enfrentar cada dia sabendo que teremos oportunidade de abordar situações problemáticas, resolver questões e lidar com circunstâncias difíceis. Cada vez que resolvemos um problema, podemos nos sentir vitoriosos. Quanto mais vitórias contabilizarmos mais felizes seremos. Felicidade aparentemente está de alguma forma relacionada com vitória.

Por outro lado, se pensamos que a vida deveria ser um cruzeiro de lazer, uma jornada suave da barriga ao túmulo, cada problema que enfrentamos será percebido como uma interrupção, uma ruptura da nossa feliz vida. O acúmulo dessas interrupções nos torna amargurados e insatisfeitos com as circunstâncias.

A maravilhosa humorista e escritora Erma Bombeck, escreveu dois livros que descrevem essas duas atitudes. Um, ela intitulou, The Grass Is Always Greener Over the Septic Tank  (A grama é sempre mais verde sobre a fossa séptica), e o outro apresenta o título, If Life is a Bowl of Cherries, Why Am I Always in the Pits? (Se a vida é uma tigela de cerejas, por que eu só tenho caroços?). Qual deles, em sua opinião, reflete a visão de que lutas e adversidades da vida devem ser abordadas de maneira otimista?

Uma das principais razões para que eu me tornasse um empreendedor foi o fato de gostar de resolver problemas. Quando você tem seu próprio negócio a vida é uma série contínua de problemas a serem solucionados. Talvez algumas pessoas fracassem como empreendedores, porque ao invés de encontrar motivação ao serem desafiadas a resolver problemas, escolhem encará-los como rupturas e obstáculos aborrecidos que impedem a realização de seus sonhos.

Descobri essa verdade em meu negócio fotográfico, especialmente com restauração de fotos velhas ou danificadas. Este trabalho pode ser extremamente desafiador, exigindo que eu use toda a criatividade, engenho e cada recurso tecnológico que possa reunir. Entretanto, em lugar de me tornar desanimado pela dificuldade, vejo-a como oportunidade de aprender, aplicar anos de experiência e proporcionar alegria aos meus clientes quando recebem fotos queridas que fui capaz de restaurar.

Isso se aplica a qualquer empreendimento. Sua vida pode ser plena e compensadora, até mesmo vitoriosa, quando você encara cada dia como se ele trouxesse algo diferente, acompanhado de novos desafios e questões que você irá confrontar.

A Bíblia nos fala honestamente sobre as lutas da vida. Ela diz: “…Nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou o Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu” (Romanos 5.3-5). 

Ela ainda afirma: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1.2-4). 

Sim, é verdade, a vida é difícil. Mas também, é verdade, que a vida é boa.

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de “Câmaras de Alto desempenho”, livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de José Sergio Fortesr.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC – Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 – DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL – E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo “REMOVER” no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

  1. 1.    Qual tem sido sua atitude diante das dificuldades da vida cotidiana?
  2. 2.    Há vantagens em abordar as situações difíceis como problemas a serem solucionados e não como rupturas de nossas vidas pacíficas?
  3. 3.    Você gosta de solucionar problemas ou detesta enfrentá-los?
  4. 4.    A Bíblia fala sobre os benefícios de experimentar sofrimento e provações na vida cotidiana. Você acredita que isso é realista ou nosso foco na vida deveria ser evitar problemas de todos os tipos, tanto quanto possível?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12.11; 21.5; 24.30-34; João 16.33; Romanos 8.35-39; 12.12; 1Pedro 1.6-9; 4.12-13.

Lidando Com a Vida Com Realismo


Receba o Maná da Segunda em português. Para outros idiomas, vá ao Menu e clique em Arquivos dos Manás em Idiomas