07, jan

2018


Postado Por:


Compartilhe:

Construindo um Negócio Baseado em Valores


MANÁ DA SEGUNDA 

www.cbmc.org.br

www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

1 de janeiro de 2018 
Vinte
 anos servindo às comunidades empresarial e profissional


 

 Construindo um Negócio Baseado em Valores 

Por Rick Boxx

Uma das ferramentas mais subestimadas na estruturação de
qualquer empreendimento são os valores sobre os quais ele está sendo
construído.  Se o objetivo da companhia é simplesmente ter grandes
lucros, fechar muitos negócios ou distribuir enormes quantidades de
produtos ou serviços, ela poderá ser levada a ter problemas com os fins
servindo para justificar os meios. 


Por exemplo, quando o objetivo é finalizar vendas, alguém
poderia ser tentado a fazer qualquer promessa necessária para conseguir
isso – mesmo que ela não possa ser cumprida.  Ou quando maximizar os
lucros é a meta primária, pode se tornar fácil justificar o corte de
gastos, mesmo que isso comprometa a qualidade dos produtos ou serviços
fornecidos. 


Entretanto, quando uma companhia começa tendo uma
estrutura de valores muito clara e bem planejada para guiá-la e governar
suas operações, suas chances de sobrevivência e sucesso aumentam
enormemente.  Tais valores definem essencialmente “o que fazemos”,
“porque fazemos” e “como fazemos”. 


Muitos CEO’s seguidores de Jesus Cristo compartilham o
desejo de influenciar suas organizações com princípios da Bíblia – que
entendem ser a Palavra de Deus – sendo ao mesmo tempo sensíveis para com
aqueles que não abraçam a mesma fé.  Uma das melhores maneiras de moldar
a cultura de uma empresa de uma maneira eficaz e não ofensiva é focar
valores, princípios de conduta e práticas que todos dentro da
organização possam ser convidados a abraçar.


Por exemplo, o valor de estabelecer o serviço ao cliente
como prioridade máxima é um valor contra o qual poucos podem levantar
objeções.  Nem mesmo precisamos explicar que este valor está baseado em
Lucas 6:31, que diz:  “Façam aos outros a mesma coisa que querem que
eles façam a vocês.”  
Podemos abraçar o valor de fazermos o melhor
que pudermos sempre, sem termos que insistir para que nossos
funcionários trabalhem “…de todo o coração, como se estivessem
servido o Senhor e não as pessoas” (Colossenses 3:23).  
 


Uma vez que muitos dos valores que normalmente endossamos
são extraídos diretamente da Bíblia, a formulação de nossas crenças
fundamentais serve como uma forma não ameaçadora de comunicar os padrões
e valores de Deus.  Desenvolver estes valores fundamentais e fazer com
que sua equipe permaneça fiel a eles oferece a oportunidade de indicar a
forma de fazer negócios da maneira de Deus. 


Como o salmista expressou em Salmos 119:130, “A  explicação da Tua Palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples.”  Para alcançar o sucesso – e mantê-lo – é importante que cada membro importante da equipe seja capaz de compreender e explicar o que a companhia pretende.  Quais são os valores e princípios básicos que
servem como sinalizadores para a sua conduta nos negócios do dia a dia?


Se você deseja moldar a cultura de sua organização
segundo a maneira de Deus, experimente determinar e expressar seus
valores fundamentais.  Depois, seja exemplo deles e os comunique de
forma consistente para sua equipe.  Como o apóstolo Paulo escreveu, 
“Ponham
em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as
minhas palavras como com as minhas ações.”

 
Próxima semana tem mais!



Rick Boxx é presidente e fundador da “Integrity Resource Center”, escritor  internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de “Momentos de Integridade com Rick Boxx”, um comentário semanal acerca de
integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).



MANÁ DA SEGUNDA
® é uma reflexão semanal do CBMC – Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso,
fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo
com a comunidade profissional e empresarial. 
© 2018 – DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição
gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo
“REMOVER” no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão   

1. Você já considerou a possibilidade de fazer de sua empresa um negócio fundamentado em valores?

2. Se você acredita que sua empresa está fundamentada em valores, quais são eles?  Eles são expressos e apresentados de forma tal que todos tenham a oportunidade de revê-los e entendê-los como diretrizes para as operações e práticas diárias?

3. Compreendendo que nem todos dentro de uma empresa sustentam as mesmas crenças espirituais, é adequado que as pessoas saibam que a fonte dos valores da empresa é a Bíblia?  Por quê?

4. Como você acredita que uma organização que ainda não tenha estabelecido um sistema de valores para governar suas operações pode começar a trabalhar neste sentido?  Ou você acredita que a esta altura não haja necessidade de mudar sua condição atual?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:1;  14:5;  15:33;  20:14;  29:4;  Filipenses 4:8;  II Timóteo 2:2. 

 


Topo