CBMC BRASIL
Recompensas por Refrear a Língua  

Por Rick Boxx

Há um antigo ditado americano que diz: “Língua solta afunda navios.” O seu equivalente britânico – “O falar descuidado custa vidas” tem o mesmo significado – cuidado com o falar sem refletir. Durante a II Guerra Mundial essas frases eram usadas como forma de alerta nas discussões sobre manobras dos navios ou para que não vazassem informações vitais para os espiões. Não faz sentido deixar que o inimigo conheça seus planos.

No mundo empresarial e profissional, normalmente não nos vemos como estando “em guerra”, mas ainda assim o princípio se aplica. Palavras descuidadas ou irrefletidas podem causar grandes danos. “Línguas soltas” podem destruir amizades e relacionamentos com clientes, transformando virtuais sucessos em fracassos.

Veja o que aconteceu com Don, por exemplo. Ele havia formado uma sociedade com um amigo próximo. Infelizmente, os dois tiveram uma discussão séria e Don deixou a empresa irado, magoado, sofrendo  substancial perda financeira sem que a culpa fosse sua. 

Ele considerou a possibilidade de processar seu ex-sócio e lutou com a tentação de depreciá-lo quando surgisse a ocasião certa. Afinal de contas, Don tinha sido vítima de um malfeito e sentia que justiça deveria ser feita. Entretanto, após muita oração e o conselho de amigos confiáveis, ao invés de buscar vingança, Don escolheu honrar a Deus. Ele manteve contato com seu ex-sócio e demonstrou a ele, por palavras e atos, o amor incondicional de Jesus Cristo sempre que surgiu uma oportunidade. 

Don também escolheu abster-se de falar depreciativamente a outras pessoas sobre seu outrora sócio. Cerca de um ano depois, Deus restaurou a amizade, bem como a parceria. Por ter se refreado e não falado negativamente sobre seu sócio, não houve necessidade de contornar estragos, nem curar feridas desnecessárias. 

É por isso que passagens bíblicas, como Provérbios 10:19, são tão poderosas e úteis. Esta nos ensina: “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.”  Uma maneira de aplicar esta admoestação é adotar uma boa visão de longo prazo e refrear a língua, quando alguém nos fere. Nunca sabemos o que o futuro nos reserva. Aqui estão outras passagens das Escrituras para reflexão:

A língua, difícil de domar.  Assim como um pequeno freio controla um cavalo ou o leme governa um grande navio, a forma como usamos nossa língua afeta o curso de nossa vida. “…a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo…”  (Tiago 3:5-6). 

Um instrumento tanto para o bem quanto para o mal.  Seja num encontro de negócios, numa conversa privada ou num palanque diante de muitas pessoas, a língua pode servir como instrumento para curar ou como arma de destruição. “Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade.”  (Provérbios 10:32). “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” Provérbios 12:18. 

O uso que fazemos das palavras pode nos beneficiar ou prejudicar.  Sendo cautelosos com o que falamos e com a forma como falamos, o dia passa suavemente. Se falarmos tolamente e impulsivamente, um bom dia poderá ser rapidamente arruinado. “Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.” (Provérbios 13:3). 

Recompensas por Refrear a Língua  


Receba o Maná da Segunda em português. Para outros idiomas, vá ao Menu e clique em Arquivos dos Manás em Idiomas