03, mar

2014

mana

Postado Por:


Compartilhe:

Enfatize Suas Crenças e Valores


Por Rick Boxx

Um amigo, a quem chamarei de Tim, cometeu um erro ao conduzir o processo de admissão de um executivo para uma posição importante. Depois que a contratação provou ser um fracasso, Tim admitiu que fora superficial na comunicação adequada da missão e dos valores da empresa no processo de seleção.

Seis meses depois se tornou evidente que esse executivo, apesar de suas credenciais impressionantes, não se encaixava na cultura da empresa. Ao se demitir ele disse a Tim: “Você mencionou os princípios de fé na entrevista, mas não levei aquilo muito a sério. Se tivesse tido melhor compreensão, eu lhe teria dito que não daria certo”.

Tim presumiu que o entrevistado compreenderia os valores baseados na fé que serviam de fundamento para as ações da empresa ou ao perceber que ele tinha a  experiência e expertise que a empresa precisava, optou por não enfatizá-los.

Muitas empresas acham prudente expressar e reforçar seus princípios nas declarações de missão e valores. Servem como lembrete do que a organização defende e o que é sua prioridade. Na seleção, especialmente para posições importantes, seria útil apresentar essas declarações por escrito e revê-las resumidamente. Estabelecem o que os dirigentes da empresa acreditam e a filosofia que avalizam, dando ao candidato a oportunidade de avaliar se são os valores que ele apoia.

Isto não quer dizer que os possíveis colaboradores tenham que se alinhar espiritualmente com os donos da empresa, como acontece numa empresa familiar. Em muitos casos, a lei proíbe discriminação religiosa. Entretanto, se o candidato ao emprego não pode abraçar valores como integridade, equidade, qualidade, honestidade e excelência, é melhor que isto fique determinado antes da contratação.

Jesus Cristo se referiu a isso quando disse: “Por acaso alguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não! Para iluminar bem, ela deve ser colocada no lugar próprio. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido” (Marcos 4.21-22).   

Ao descrever crenças e valores em termos de luz, Jesus ainda disse: “Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. …Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (Mateus 5.14,16). 

Uma equipe corporativa eficiente e harmoniosa reúne pessoas com diferentes talentos e habilidades que se completam, mas que também professam os mesmos valores e compartilham uma missão em comum. Se você espera que seu quadro de pessoal espelhe os valores da empresa e os representem de forma adequada aos clientes e fornecedores, seria sábio enfatizá-los claramente no processo de contratação.

Não há melhor hora para estabelecer e imprimir valores nos membros de uma organização do que no início.


Topo