20, jan

2014


Postado Por:


Compartilhe:

De Quem é o Trabalho Mais Importante?


Por Robert Tamasy

Se lhe perguntassem de quem é o trabalho mais importante na sua empresa, o que você responderia? Seria o do CEO, do presidente ou dono da empresa?

Quando avaliamos o trabalho em termos de importância, geralmente olhamos para as posições na escada corporativa. Outros fatores são a remuneração e a produtividade. Se alguém é muito bem pago é sinal de que merece isso, não é? O executivo de vendas que ocupa o cargo mais alto deve ter cotação elevada.

Mas há outra maneira de avaliar a importância de uma pessoa no trabalho. Fizeram-me lembrar disso durante uma conversa com o administrador de uma empresa com a qual estive trabalhando nos últimos meses. A fábrica, que manufatura produtos terceirizados para empresas elencadas na Fortune 500, (NT: Lista anual das maiores empresas segundo a revista Fortune.), depende da qualidade do trabalho de muita gente nas várias etapas do processo.

A área de Compras deve assegurar que os materiais estejam disponíveis quando necessários. Se não a linha de produção para. Portanto, as pessoas nessa área são importantes. A Manufatura também tem classificação elevada em termos de importância. Como vender o que não foi produzido? A Manutenção faz reparos no maquinário, trabalho altamente importante. A Contabilidade envia faturas, recebe pagamentos e paga fornecedores. Os que lidam com folha de pagamento e Gestão de Pessoas desempenham papel fundamental para garantir que os colaboradores sejam remunerados adequadamente e recebam os benefícios a que fazem jus, além de admitir novas pessoas e lidar com processos de aposentadoria e demissão.

Portanto, o trabalho ou a pessoa mais importante varia de acordo com o que deve ser feito em dado momento. Até mesmo a equipe de limpeza pode ser considerada a mais importante quando se trata de proporcionar banheiros bem higienizados e retirada do lixo e manutenção de pisos limpos e desempoeirados.

Ou seja, é preciso tomar consciência de dois princípios importantes:

Não superestime ou subestime sua própria importância. Mesmo que esteja próximo ao topo da organização, sua eficiência e produtividade estão intimamente ligadas ao trabalho de outras pessoas. E se você ocupa posição de nível mais baixo, ainda assim você é importante. “…Ninguém tenha de si um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida de fé que Deus lhe concedeu” (Romanos 12.3). 

Não subestime a importância dos outros. Existe a tentação de desconsiderar pessoas de postos inferiores dentro da empresa, mas todo trabalho é fundamental para o sucesso dela. Cada uma deveria ser valorizada pelo que faz e pelo seu papel no esforço corporativo como um todo. “Nada façam por ambição egoísta ou vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” (Filipenses 2.3). 

Próxima semana tem mais!


Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC – Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 – DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo “REMOVER” no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

  1. 1.    Quem você considera a pessoa mais importante em sua empresa e por quê?
  2. 2.    Como você avalia a importância do seu próprio trabalho?
  3. 3.    Qual sua opinião sobre a ideia de que cada função e cada pessoa são importantes e, dependendo do momento, pode ser a mais importante da empresa?
  4. 4.    Esta reflexão o levou a repensar as várias posições e tarefas realizadas em sua empresa e a mudar seu ponto de vista de alguma maneira?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12.9; 16.5,18; 18.12; 21.4; 22.4;  Mateus 5.3-5; Filipenses 2.4; 1Pedro 5.5-6.


Topo